Tendências de tecnologia para o agronegócio em 2023

Com um misto de otimismo e cautela, existem perspectivas de aumento da produção do agronegócio – embora seja em um mercado atual que ainda não se recuperou totalmente da pandemia de Covid-19 e que sofreu os efeitos da Guerra da Ucrânia.

Outro ponto que os gestores do agronegócio devem considerar é que, cada vez mais, os consumidores vêm se preocupando com a origem dos alimentos e seus impactos ambientais. Dessa forma, cabe aos produtores rurais se prepararem para um cenário cheio de desafios, inovando em novas formas de gestão, redução de custos e otimização de suas atividades produtivas.

Mesmo assim, o cenário previsto para o Brasil é bastante positivo. Conforme estudo realizado pela Embrapa com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), estima-se que o Brasil passe a Índia e torne-se o terceiro maior produtor mundial de grãos. Com base nisso, é importante ter uma operação agrícola potencializada por meio da tecnologia. Confira algumas das tendências tecnológicas que vale a pena ficar de olho em 2023:

Agricultura inteligente

Baseando-se em tecnologias que vêm avançando todos os dias, como a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial, os drones, equipamentos autônomos, robôs, computação em nuvem e comunicação por satélites, a agricultura inteligente (ou também chamada de agricultura de precisão) segue em alta.

As soluções de IoT, por exemplo, reúnem aparelhos tecnológicos que coletam e processam dados através de sensores, processadores e sistemas locais de comunicação. As informações coletadas ajudam os produtores rurais a maximizar o rendimento das colheitas e criações, reduzir o uso de água, pesticidas e fertilizantes, monitorar condições do solo, ter previsões meteorológicas e reduzir os custos operacionais.

A Inteligência Artificial acaba ampliando o valor das informações coletadas por meio da IoT. Os dados coletados pelos sensores são processados em sistemas ainda mais inteligentes, que aprendem e aperfeiçoam-se continuamente para ajudar os produtores rurais a tomar decisões cada vez mais otimizadas em relação ao uso de seus recursos.

Veículos e equipamentos autônomos

Os maquinários agrícolas também estão cada vez mais desenvolvidos, com alta tecnologia embarcada, qualificando ainda mais a sua atuação em campo. O destaque vai para os maquinários autônomos, que desempenham tarefas de forma independente e são precisos e inteligentes o bastante para fazer análises de plantação, por exemplo. 

O uso de drones agrícolas também vem crescendo exponencialmente no setor, trazendo uma série de benefícios para os produtores rurais. Entre as vantagens estão a otimização do processo de mapeamento aéreo da propriedade, a precisão da pulverização e o controle a distância do rebanho. Assim, eles contribuem para uma redução na mão de obra e no aumento de produtividade.

Os drones ainda são capazes de fazer detecção por imagem. Aliados a um banco de dados, podem identificar de forma automática os problemas na lavoura, como doenças e pragas, através de um simples voo por toda a área e, assim, otimizando o tempo do trabalhador. Atividades que antes eram feitas de maneira manual estão sendo aceleradas pelo uso de imagens, treinando os algoritmos das máquinas para permitir um monitoramento mais preciso dos locais.

5G: o componente central para as inovações

Embora a tecnologia 4G já tenha evoluído bastante no Brasil, possibilitando que muitas das ações mencionadas acima já sejam implementadas, é a tecnologia 5G que promete entregar a melhor conectividade para grande parte das inovações e tendências do agronegócio. 

Prometendo mais velocidade, menor tempo de resposta, mais resiliência no acesso à internet e o envio rápido de um alto volume de dados, espera-se que a tecnologia 5G alcance áreas mais remotas, trazendo mais conectividade para o campo. Assim, as inovações tecnológicas serão ainda mais valorizadas e aproveitadas nas produções agrícolas, expandindo as redes IoT.

Certamente, uma propriedade interconectada, com sensores e equipamentos IoT que captam informações sobre as atividades desempenhadas, proporciona ao produtor rural uma visualização mais completa do seu trabalho, além de mostrar insights que nem sempre são óbvios para o olho humano e que vão melhorando continuamente.

É a partir desse monitoramento inteligente e do controle tecnológico sobre o trabalho agrícola que o segmento conseguirá evoluir ainda mais. Como vimos, o mercado de tecnologia voltado para o agronegócio está aquecido e pronto para ser aproveitado. Conte com a Falcon para ajudar no desenvolvimento de placas eletrônicas para o seu maquinário!